quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Entrada no Federal e documentos necessários

Bom... parece inacreditável, mas enfim, hoje, vamos dar entrada no federal!!!! rs!
entao ai vai a relação dos documentos necessários (processo via Quebec- sem filhos):

- envelope com CSQ (uma cópia fica com agente e outra cópia agente envia para o consulado)

- Formulários:
- Demande de Résidence Permanente au Canada
- Anéxe1: Antécédent/Déclaration (para o requerente principal, esposa ou conjoint de fait e filhos com mais de 18 anos)
-Anéxe 5: Déclaration d'intention de résider au Québec (requerente principal)
- Renseignements additionnels sur la famille (para o requerente principal, esposa ou conjoint de fait e filhos com mais de 18 anos)
- No nosso caso: Déclaration Officielle d'union de fait

- Documents d'identité et d'état cicil:
- xerox da certidao de nascimento (para o requerente principal, esposa ou conjoint de fait)
- xerox da certidao de casamento qdo for o caso
- xerox do RNE (registro nacional para estrangeiros) para estrangeiros residentes no Brasil quando for o caso

- Documents de voyage et passeports:
- passaporte de todos os membros da família

- Preuve de liens de parenté au Canada (se for o caso)
- certidao de nascimento, adoção ou casamento
- se seu parente próximo for residente permanente no Canadá, preencher o formulário IMM 1000
- se seu parente próximo for um cidadão canadense, xerox das paginas do passaporte com essa informação ou da carta de cidadania canadense

- Declaração dos membros da família que nao acompanham o requerente principal- esposa, conjoint de fait ou filhos (se for o caso)

- Certificat de police et absence de casier judiciaire
- original do certificado de antecedentes criminais emitido pela polícia federal para cada pessoa da família com mais de 18 anos, se você morou mais de 6 meses em outro país também vai precisar de um desse referente ao país em que morou. Em SP a polícia federal fica na Lapa, mas aquilo é um inferninho... filas e demoras ridículas....reclamações e sugestões para nao atrasar o processo nos posts anteriores....
- original do certificado de antecedentes criminais emitido pelo Estado em que morou por mais de 6 meses para cada pessoa da família com mais de 18 anos. Em SP o poupa-tempo emite isso de graça na hora.
- vale lembrar que o antecedentes criminais nao pode ser aquele conseguido pela internet...
- certidão de distribuição: ações e execuções cíveis, fiscais, criminais e dos juizados especiais federais criminais adjuntos. Esse sim voce pode tirar pela internet no site www.jfsp.gov.br.

- Fotos
- 6 fotos de cada um dos membros da família segundo as especificações deles
- as fotos devem ter fundo branco, todas as fotos devem ser identicas e ter 35mm de largura e 45 mm de altura. A cabeça deve estar centralizada na foto e medir entre 25 mm e 35mm
- resumindo...essas fotos são outra burocracia, nem todos os lugares tiram...nós tiramos em uma loja da Kodak em Cajamar, na região metropolitana de SP. Eles tiraram a foto com máquina digital e mexeram nas dimensões através do Photoshop...
- para completar, cada série de 6 fotos de cada pessoa da família deve ser colocado em envelopes separados e fechados com clips. No envelope deve estar marcado o nome, data de nascimento e relação com o requerente principal. Em um das fotos de cada série ( somente uma mesmo) deve ser escrito o nome, data de nascimento e data em que a foto foi tirada.

No nosso caso ainda mandamos as nossas provas de conjoint de fait: todas as nossas cartas (xerox) no mesmo endereço desde maio de 2005.

e finalmente, por último, o comprovante de pagamento da adorável taxa de abertura do processo federal no valor de $950,00 ou CAD$ 550,00 para cada um de nós dois..... Essa taxa deve ser paga em qualquer agência do banco ITAÚ

Agência:7055
Conta Corrente: 37701-9
Consulado Geral do Canadá

Detalhe importante: não são aceitos transferências bancárias, docs, pagamento por cheque..nada disso..somente depósito em dinheiro na boca do caixa.
Após efetuar o pagamento, tire uma xerox do comprovante e guarde com você com todo carinho caso de algum problema e claro, não esqueça de mandar o original junto com o resto da documentação.

Para aqueles que possuem filhos também precisam mandar:
- certidão de nascimento (com o nome dos pais)
- papéis de adoção (se for o caso)
- prova da guarda de crianças menores que 18 anos e prova que as crianças podem ser levadas segundo um tribunal
- se as crianças não te acompanharam ao Canadá, apresentar provas de que você todas as obrigações legais com relação à criança
- para as crianças com 22 anos ou mais deve apresentar uma prova de estudos em tempo pleno sem interrupção ( e aqui eu não vou colocar os detalhes do que precisa nesse item....)



A documentação deve ser enviada para o Consulado do Canadá em São Paulo:

Consulat Général du Canada
Section des Visas
Centro Empresarial Nações Unidas - Torre Norte,
Avenida das Nações Unidas 12901
16° andar
04578-000 São Paulo-SP
Brazil


Pronto...agora é só curtir a ansiedade!

e que venha a neve!!!!!!!hehhe

Um comentário:

Sou um coração que bate forte disse...

Oi, tudo bem?
Sou a Laura, brasileira e imigrante no Québec, morando em Montréal.
Vi o seu blog, achei muito interessante, tem informações bastante úteis, gostei muito mesmo!
Sou formada em Administração e atualmente trabalho para a École de Français Québecois, onde sou gerente de marketing. Vou te falar um pouco da nossa escola, e gostaria de te convidar para conhecer o nosso site e o nosso curso, tenho certeza que irá gostar.
A Escola de Francês Quebequense é uma escola de francês situada em Montréal, Québec, e oferece um curso de francês virtual exclusivo para brasileiros que desejam imigrar para o Québec.
A escola não oferece um curso presencial, apenas um curso a distancia, pela internet.
O nosso curso é reconhecido pelo Bureau de Immigration-Québec e oferecemos um certificado de horas estudo.
A nossa escola é a melhor opção para quem não quer perder tempo com o trânsito das grandes metrópoles brasileiras e quer ter a liberdade de estudar onde e quando quiser com profissionais experientes no ensino da língua francesa.
Somos com certeza a melhor opção para quem quer imigrar para o Québec, saiba porque:
Nós temos dois grandes diferenciais em relação às escolas convencionais de francês do Brasil:
1. A Escola de Francês Quebequense é a única escola que ensina o típico francês quebequense numa perspectiva exclusiva de imigração, isso significa dizer que todo conteúdo das aulas está relacionado ao Québec e aos imigrantes.
2. É a única escola de francês que tem uma equipe especialista em imigração para dar suporte contínuo aos alunos. Ao mesmo tempo em que o nosso aluno estuda e aprende o francês, ele tem um acompanhamento da equipe de especialistas em cada etapa do processo de imigração, para esclarecer todas as dúvidas (sem pagar nenhum custo adicional por isto). A equipe está sempre apta para esclarecer dúvidas relacionadas ao processo de imigração, montagem do dossiê, mercado de trabalho no Québec, educação no Québec, moradia e etc.
Agora te convido para conhecer uma amostra do nosso curso. Trabalhamos com material áudio e vídeo, para que o nosso aluno possa ver e ouvir tudo aquilo que lhe interessa sobre a cultura, o dia-a-dia do Québec, a imigração, enfim! Na nossa amostra, temos disponíveis pequenas partes de dois dos nossos módulos. Uma amostra do módulo 6 (para pessoas de nível intermediário à avançado) e do módulo 1 (para pessoas do nível básico).

http://moodle.francaisquebecois.com/

O site da nossa escola:
http://www.francaisquebecois.com/

Muitíssimo obrigada pela atenção,