terça-feira, 4 de setembro de 2007

Depoimento da entrevista na versão japa



Bom... o post anterior foi do Thiago...entao vou dar meu ponto de vista!!!

eu estava ultra nervosa a dias... sabe aquela adrenalina que nao te deixa dormir direito e que vc acorda já ligadona!!? pois é... e olha que p mim é dificílimo acordar! imagina a ansiedade...
bom... demoramos bastante para preparar o projeto de imigração...aquela loucura pesquisando, (alias... mto grata aos blogueiros que nos forneceram dicas e links super uteis..) e o Thiago na loucura maior ainda p conseguir imprimir tdo a tempo.... as vesperas da qualificação do mestrado... (virou meu idolo!!rs!)....
nossa entrevista foi na terça e no domingo ainda treinavamos p entrevista...tres horas alugando o Alsemo da Voltaire Idiomas, (depois eu posto um post só sobre isso..)...
na segunda depois do trampo o Thiago (Goiano para os íntimos e Go p os íntimos mais chegados) veio p o hotel (quase 10 da noite) e nos continuamos... organizamos as vagas de emprego (impressas das paginas via pdf para ele ver que era do site mesmo e que não alteramos nada.. - leia-se ai: nóia minha) segundo nossos perfis e prazo de ocupação como o Go disse antes, passamos de novo algumas estatísticas do Canada, quebec, Laval e Brasil, e fomos dormirla pelas 2 da manha.... bom p o Go que conseguiu...
Terça de manha... oww frio na barriga maldito! enfim... foi otimo ter ficado no hotel, mesmo muquifento... (www.sangabriel.com.br). Explico o muquifento: a cama era de casal... mas tinha 2 colchões de solteiro... os copos tinham umas nhecas grudadas e a privada fedia demais.... mas o atendimento era bom e é o mais barato da região ($78,00), além, é claro , de estar a 7 minutos a passos de tartaruga do Crowe... Para as mulheres vaidosas ou griladas com o cabelo, como é meu caso, existem 2 cabeleleiros quase em frente ao hotel... e para quem não quer pagar $9,00 por pessoa pelo café da manha, tem uma padoca meia boca grudada ao hotel...
Conselho de amiga: não jantem no Violetas ( q fica perto do hotel) na noite anterior.... nos deu uma dor de barriga maldita ( e não ficamos assim de nervoso!!)
voltando entao.... meu nervosismo parou um pouco qdo ele começou a falar...sim...pelo incrível que pareça... pq a maior razão do meu nervosismo era não conseguir entender o que o Texeira fosse falar.... nessa hora, dou tdos os créditos ao Alsemo (Voltaire), que é nativo, e portanto fala rápido (diferente dos professores da Aliança Francesa) e a RFI, que tem transmissões ao vivo... qdo eu vi q entendia o q ele falava fiquei mais aliviada....depois ele começou a falar com o Go e qdo eu vi q o Go tava falando super bem, relaxei mais.... mas claro, ainda tava bem nervosa...
Nos organizamos assim: colocamos os documentos numa pasta com divisórias (daquelas sanfonadas) para ficar bem prático... isso foi essencial tbem... em uma pasta normal levamos a xerox do processo que enviamos p BA caso houvesse algum problema, e em outra levamos tdos os comprovantes de uniao estavel (no nosso caso, só cartas relevantes q comprovavam q moravamos no mesmo endereço ...nada mais) + o mapinha de 42cm por 190 cm (pasmem!!!rs!)... ou seja....tdo a mão...
durante a entrevista, eu fiquei responsável por essas pastas e dava os documentos para o Thiago entregar p o Sr Teixeira... bom pq assim ele via q eu entendia...já q eu quase nao falava...
Tudo ele se dirigia ao Thiago... depois ele dizia que iria passar p mim.... entao eu mostrava os documentos, explicava e ele voltava ao Thiago... para mim, ele não perguntou muita coisa nao... apenas meu nome, data de nascimento, discutimos alguma coisa sobre meu sobrenome que provavelmente seria utilizado la, diplomas, experiencia profissional, nivel de frances... nada mto alem disso... Graças a Deus ele nao quis testar meu nivel de ingles, q é até bonzinho, mas eu n conseguia pronunciar uma frase sem colocar frances.... não tava conseguindo mudar p o ingles depois de quase 100 horas de frances dentro de 1 mes!rs! ainda bem q ele nao perguntou!!
enfim...para quem nao vai como requerente principal pode dar uma relaxada...
o projetinho (de 500 paginas) que nos fizemos + tdo que levamos a parte (vagas de emprego, vagas p voluntariado, coisas do trampo, mapas, etc..) o impressionaram bastante e ele nos disse que estavamos mto bem preparados, e que como já deviamos saber pelos blogs (acreditem..ele falou isso!) a impressora estava quebrada ( minha unica decepção de sair de la sem nenhum papelzinho!)
Resumindo: tdo material que levamos praticamente conduziu a entrevista e nos poupou de precisar falar mto..... principalmente o lance de levar exemplos do que fazemos no trampo (deu p ele ter uma otima ideia do q fazemos, principalmente o Go, q faz 1001 coisas no trampo) nunca teriamos conseguido explicar de uma forma que ele tivesse uma visão tão boa...
qdo saimos da sala dele, minhas mãos tremiam... e assim que chegamos ao elevador, longe dos olhos do Sr Teixiera, eu q choro até em propaganda, óbvio, comecei a chorar.... foi um alívio tao grande...me sinto aliviada.... o duro agora é voltar a pegar firme no mestrado... na rotina de sempre, sabendo q em janeiro minha vida vai mudar radicalmente.... mas enfim...bola p frente q atras vem gente!!!!!
boa sorte a todos!!!
bjos!
Ju e Go
versão Ju

Um comentário:

Rogerio e Luciane disse...

Salut Juliana e Goiano...

Felicitations!!!
Li o post de vcs, confesso que passou um filme na minha cabeça...os dias que antecedem a entrevista são terríveis...mas a recompensa é maravilhosa...e vcs foram merecedores deste troféu.

bonne chance
Luciane