sábado, 22 de setembro de 2007

"Jeitinho" Brasileiro na Polícia Federal...


Pessoal... mais uma prova de que a ineficiência e corrupção reina no setor público brasileiro em todas as instâncias! Sou funcionário público, e reconheço as limitações e dificuldades do setor, mas existem certas coisas que não são justificáveis...
Estamos retirando nossas certidões de antecedentes criminais para darmos continuidade na etapa federal do processo de imigração para o Canadá, o prazo exigido para emissão do certificado de antecedentes?

15 dias úteis!

Ou seja, um mês de espera para um simples certificado... aí começa a história.
Tenho uma amiga que teve seu trabalho reconhecido e foi convidada a fazer mestrado na Universidade de Aveiro, em Portugal... e, para tanto, era necessário que ela tirasse uma certidão de antecedentes criminais na justiça federal para viajar. Como o sistema de emissão é ridículo e demora um mês para emitir um simples certificado (ao contrário do sistema paulista que emite pela internet ou na hora em um Poupa Tempo, um puta exemplo de que é possível fazer um trabalho descente!), esta amiga corria o risco de perder o mestrado por não conseguir chegar na data de inscrição em Portugal.
Sendo assim, começou a trajetória em busca do famoso jeitinho brasileiro, neste caso, forçado pela ineficiência. Um amigo importante... que conhece ou outro amigo importante... que conhece um cara de alto cargo na polícia federal! Pronto!
Data agendada... minha amiga foi até a policia federal, onde foi apresentada ao camarada que trabaha la dentro.

Após explicar a história:

- Nossa! Meus parabéns pelo mestrado... mas, e do que você precisa?
- Preciso tirar meu certificado de antecedentes o mais rápido possível, para não perder o prazo...
- Ah... tah.... só isso?
- É.... se tiver jeito.
- Sem problemas... me passa seus dados.

NA MESMA HORA o camarada imprimiu e entregou o certificado à minha amiga, que na segunda feira está partindo para Portugal!
Agora pergunto.... se o certificado fica pronto na hora, porque precisam de 30 dias para emiti-lo? O tempo que o camarada da policia federal leva para receber seu formulário de demanda não era suficiente para emitir logo o certificado?



Bom, enquanto isso aguardamos nosso certificado que só ficará pronto no dia 08 de outubro, mas pelo menos não tivemos que incentivar a corrupção dos camaradas mau preparados e bem remunerados da polícia federal.
Não levem a mal... sei que existem várias excessões mas, para mim, o maior defeito do povo brasileiro é ser tão sucetível à corrupção. Não culpo minha amiga, afinal, ela não tinha muita escolha... mas cada vez que escuto uma história como essa fico um pouco mais desanimado e desacreditado que a mudança virá tão em breve.

Um abraço a todos!
Thiago Lopes

4 comentários:

Karol disse...

Oi Thiago,

Infelismente esse é o retrato do nosso país. E está longe de ter pelo menos uma parte desse retrato ser mudado.

Um abraço,

Karol

Lucas disse...

Aqui na bahia nós temos o SAC, onde podemos tirar iso em 10 minutos.

Ju disse...

Oi!

Descobri o blog de vcs por acaso e estou na mesma situação. A Polícia Federal já atrasou em mais de um mês a entrega da nossa documentação. Entregamos o formulário no dia 20/08 até agora nada de ficar pronto, a primeira previsão que nos deram era de que ficaria pronto dia 04/09, fomos até lá e disseram que ficaria pronto só dia 14/09, mas mandaram ligar para confirmar, ligamos no dia 14 e agora nossa previsão é de que ficará pronto dia 14/10. Um absurdo ter que esperar tanto tempo por causa disso, devido aos rumores de nova greve da polícia federal semana passada fomos para Ribeirão Preto onde demora só uma semana para ficar pronto. Tá tudo relatado no meu blog! Boa sorte!

Ju Igarashi disse...

10 minutos para tirar o antecedentes!? mas isso é o antecedentes estadual, não? se for o Estadual, temos o poupa-tempo aqui... também é nesse esquema...funciona super bem...mas quando chega na polícia federal...ninguem merece tanta incompetência!!!

Ju, acho que vamos fazer a mesma coisa...advinha.... a polícia federal prorrogou nosso prazo!! odeiooo!!rs!